Submissão de trabalhos científicos atrai mais inscritos para eventos

submissao-de-trabalhos-cientficos

 

Entre as principais razões para o sucesso de um evento está o fato de permitir a submissão de trabalhos científicos, bem como a qualidade e quantidade dos estudos apresentados. Fonte para muitas pesquisas, os trabalhos validados em congressos, simpósios e encontros científicos despertam a atenção de vários participantes que se interessam pelo tema e, por isso, estão na lista de atrativos para mais inscrições.

Para saber como utilizar a submissão de trabalhos a favor de seu evento, a seguir apresentamos algumas dicas.

Dicas para garantir mais trabalhos científicos em eventos

1 – Valorize os contatos de edições anteriores

Se o evento já acontece há algumas edições, isto é um ponto positivo para os organizados que podem contar um uma base de contatos consolidada. Enviar convite para estas pessoas mostrando os temas a serem discutidos e as áreas abordadas pode estimular sua participação e o envio de trabalhos para serem avaliados.

2 – Disponibilize a submissão de trabalhos online para os participantes

Facilitar a submissão dos trabalhos é um grande atrativo para participantes. Com uma plataforma online isso é possível e torna todo processo ágil. Ainda mais se o sistema permitir desde o envio inicial dos trabalhos até o registro de pareceres, troca de informações com os avaliadores e emissão das cartas de aceite aos participantes.

submissão de trabalhos científicos

3 – Forneça um cronograma de submissão e avaliação

É muito importante que o cronograma para submissão e avaliação dos trabalhos aconteça antecipadamente ao evento, principalmente para os participantes que precisam se deslocar por grandes distâncias para apresentar seus estudos. Por isso, mantenha sua base de contatos sempre  informada sobre o prazo para evitar atrasos nas entregas ou a redução de participantes.

4 – Utilize diversos canais para divulgar a submissão de trabalhos

Como a submissão de trabalhos funciona como um atrativo para os participantes, é importante que os organizadores utilizem meios variados para dar visibilidade a esse diferencial. Com uma plataforma para gerenciamento e organização de eventos é possível sistematizar a divulgação pelos meios virtuais para listas de e-mails de grupos de pesquisa relacionados, comunidades no LinkedIn, grupos de Facebook e ainda inserir a atividade no calendário de eventos do CNPQ.